quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Estrutura dos Livros Ilustrados.



Como você já viu aqui existem vários tipos de ilustração e estão cheias de significados e símbolos, por isso você receptor e também futuro mediador deve dar importância a toda a estrutura de um livro infantil, desde sua capa, até seu fim. Apresentas-se cores ou formas que indicam algo e que sugerem analise e interpretação. Aguce sua visão e as dos que recebem a informação de você.
Na obra Voces En El Parque de anthony browne  por exemplo, em sua capa apresenta várias fontes diferentes que ao analisarmos melhor podemos perceber que representam a personalidade de cada um dos personagens que a história pode apresentar.

Ou em passarinhando, trás em todas as suas páginas diversas molduras e cores que nos levam a entender o sentimento de liberdade do passarinho. Isso também alude o fato de que muitos livros infanto-juvenis trazem na contemporaneidade  temas que buscam uma referência mais psicológica, tema que iremos retomar ao falarmos do texto “Os mestres com os livros”.
Voltando a estrutura física do livro literário infantil, pode apresentar três tipos, sendo estas:
Vertical, mais conhecido como à francesa.

Horizontal, chamado de à Italiana que é o mais usado em livros ilustrados.

Formatos inovadores, que por exemplo, podem abrir suas paginas e formar uma estrutura para que a criança possa imaginar, como Zoo de Guimarães Rosa e 


Os livros pop-up e peep-show que saltam ou criam um volume de um meio 2D para 3D, tomando formas diferentes e dinâmicas.

 Ou nestas obras de Les cahiers de l'articho que apresentam formas geométricas:










Imagens disponíveis em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário