quarta-feira, 20 de março de 2013

Continuando com as Estratégias.


·         Estratégias:
- ANTES DA LEITURA: Leitura essa compreensiva e significativa.
Estabelecer o objetivo da leitura.
Ativar os conhecimentos prévios do leitor.
Estabelecer previsões sobre o texto.
Formular pergunta sobre o texto.
Ler com expectativa.
Provocar as crianças a se fazerem perguntas, antes da leitura e durante também.

Objetivos de Leitura: Forma de o leitor compreender, controlar sua compreensão – se ele avança ou para de ler. Compreendendo e selecionando seletivamente as informações (ler para obter informações).
Ativando o conhecimento prévio: Falando sobre o que será lido (contextualizando o texto). Ou prestar mais atenção alguns aspectos como as ilustrações, título ou subtítulo. E ajudar o leitor a explorar sobre o tema, pode-se também estabelecer previsões que poderão ou não se confirmar ao logo da leitura. Ocorrendo assim, predições, que são as formulações de perguntas.                                
 - DURANTE A LEITURA:
Leitura Guiada (Professor como mediador), para transformar o leitor em um sujeito autônomo.
Fazer com que eles façam antecipação da história.
Identificar os erros e incoerências, verificando e controlando o que compreendemos.
Inferir significados ou informações implícitas.
Leitura independente: Dificuldades de compreensão do texto - sublinhar, reler, pedir auxílio ou aventurar-se em interpretações.
- DEPOIS DA LEITURA:
Responder perguntas, compreendendo e interpretando o texto lido.
LITERAL: Perguntas que estão diretamente no texto, em sua superfície.                                                                            Freqüentemente encontradas em atividades no âmbito escolar. Não ajudam na construção de estratégias.
PERGUNTAS PARA PENSAR E BUSCAR.
PERGUNTAS PARA ELABORAÇÃO PESSOAL.
Identificar a ideia principal (do que se trata mesmo? Buscar a ideia central e consolidar a compreensão).
Elaborar um resumo, um bom leitor faz um bom resumo utilizando boas estratégias.

Existe aqui então uma boa preparação do leitor, desde seu primeiro contato com a obra até sua leitura final e seus questionamento provenientes da leitura. Para tanto vários elementos são importante  como uma boa mediação, um ambiente de leitura agradável e também a subida dos degraus ou dos andaimes



Boa sorte na sua subida.