terça-feira, 19 de março de 2013

Estratégias de Leitura.


Deve-se conseguir que os alunos se transformem em leitores ativos e autônomos que aprenderam de forma significativa asestratégias responsáveis por uma leitura eficaz e que são capazes de utilizá-las independentemente em vários contextos. (Isabel Solé, p.80)
Existem fases na leitura onde o professor deve ajudar na compreensão do texto, regular esta leitura e compreensão e por fim concretizar esta compreensão.

Pré-leitura                        
Durante a leitura              ---------            Tem que se entender a sua importância.
Pós-leitura

Tratar da compreensão do texto pelo leitor depender de: CLAREZA E COERÊNCIA, CONHECIMENTO PRÉVIO DO LEITOR E ESTRATÉGIAS QUE ESTE LEITOR UTILIZA.
O que acontece com o leitor na hora da leitura? Ocorrem procedimentos mentais, em um bom leitor serão utilizados de forma inconscientes que se adaptam a diferentes situações e a diferentes gêneros, controlando a compreensão e isto acontece em qualquer idade.
Existe aqui uma estética de recepção, onde não há compreensão sem prazer e prazer sem compreensão. Prazer este no ato de conhecimento, onde a leitura amplia sua existência e fantasia.
Leitura compartilhada: Fazer com que os educandos criem autonomia e que saibam usar estratégias, e o professor aqui se encontra como um ator, fazendo com que a criança encontre prazer no ato de ler. Onde “[...] o professor serve e modelo para seus alunos mediante sua própria leitura” (Solé, p. 76).
Papel da leitura: Controlar a compreensão, controlando a lembrança do que lê, superando a memória de trabalho. Leitura implica em organização e coerência.
Ensino das estratégias de leitura:
·         Ajudando o aluno, a escada com corrimão (poste anterior). 
·         Um processo de construção conjunta.
·         Professor como guia andaime (metáfora construtivista):




Bruner e colaboradores (Wood, Bruner e Ross, 1976) utilizam a metáfora do “andaime” para explicar o papel do ensino com relação à aprendizagem do aluno. Assim como os andaimes sempre estão localizados um pouco acima do edifício que contribuem para construir os desafios do ensino devem estar um pouco além dos que a criança já seja capaz de resolver. Mas da mesma maneira que, depois da construção do edifício – se as coisas forem bem feitas - o andaime é retirado sem ser possível encontrar seu rastro e sem que o edifício caia[...] (Solé, p.76)