Deve-se conseguir que os alunos se
transformem em leitores ativos e autônomos que aprenderam de forma
significativa asestratégias responsáveis por uma leitura eficaz e que são
capazes de utilizá-las independentemente em vários contextos. (Isabel Solé,
p.80)
Existem fases na
leitura onde o professor deve ajudar na compreensão do texto, regular esta
leitura e compreensão e por fim concretizar esta compreensão.
Pré-leitura
Durante a leitura --------- Tem que se entender a sua
importância.
Pós-leitura
Tratar da compreensão
do texto pelo leitor depender de: CLAREZA E COERÊNCIA, CONHECIMENTO PRÉVIO DO
LEITOR E ESTRATÉGIAS QUE ESTE LEITOR
UTILIZA.
O que acontece com o
leitor na hora da leitura? Ocorrem procedimentos mentais, em um bom leitor
serão utilizados de forma inconscientes que se adaptam a diferentes situações e
a diferentes gêneros, controlando a compreensão e isto acontece em qualquer
idade.
Existe aqui uma estética
de recepção, onde não há compreensão sem prazer e prazer sem compreensão.
Prazer este no ato de conhecimento, onde a leitura amplia sua existência e
fantasia.
Leitura compartilhada:
Fazer com que os educandos criem autonomia e que saibam usar estratégias, e o
professor aqui se encontra como um ator, fazendo com que a criança encontre
prazer no ato de ler. Onde “[...] o professor serve e modelo para seus alunos
mediante sua própria leitura” (Solé, p. 76).
Papel da leitura:
Controlar a compreensão, controlando a lembrança do que lê, superando a memória
de trabalho. Leitura implica em organização e coerência.
Ensino das estratégias
de leitura:
·
Ajudando
o aluno, a escada com corrimão (poste anterior).
·
Um
processo de construção conjunta.
·
Professor
como guia andaime (metáfora construtivista):
Bruner e colaboradores (Wood, Bruner e Ross,
1976) utilizam a metáfora do “andaime” para explicar o papel do ensino com
relação à aprendizagem do aluno. Assim como os andaimes sempre estão
localizados um pouco acima do edifício que contribuem para construir os
desafios do ensino devem estar um pouco além dos que a criança já seja capaz de
resolver. Mas da mesma maneira que, depois da construção do edifício – se as
coisas forem bem feitas - o andaime é retirado sem ser possível encontrar seu
rastro e sem que o edifício caia[...] (Solé, p.76)
Tenho enorme dificuldade em me concentrar na leitura, mas ando me esforçando bastante...
ResponderExcluirE isto se estrutura exatamente no início da vida leitora, por isto que o mediador deve estar preparado para ajudar este novo leitor. Mas nunca é tarde para conseguir aprimorar suas próprias estratégias de leitura. Espero que as próximas postagens a auxiliem c: E nada melhor para começar do que Desligar a TV e ler nosso blog.
ResponderExcluir